Descubra quais são os impactos causados pelo óleo de cozinha e como reutilizá-lo
Olá, futuro cientista!
Meu nome é Ketlynn, tenho 22 anos, sou formanda em Engenharia Civil pela Universidade Candido Mendes e, atualmente sou bolsista do Viva Ciência com o projeto “CONSCIENTIZAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS SOBRE IMPACTOS CAUSADOS PELO ÓLEO DE COZINHA E SUA POSSIBILIDADE DE REUSO”, orientada pelo Professor Dr. Fabrício Bagli, com o objetivo de demonstrar que uma prática simples como o descarte incorreto do óleo usado em frituras tem a capacidade de causar impactos negativos.
Dentre os impactos negativos temos:
– Para cada 1 litro (1L) de óleo usado descartado incorretamente, 1 milhão de litros (1.000.000L) de água são contaminados correspondendo a 14 anos de consumo de água.
– Encarecimento do custo do tratamento de água em até 45%.
– O óleo usado em contato com a água tem a capacidade de afetar: a passagem de luz e oxigenação na água (OD e DBO) importante para o ecossistema aquático, a emissão de metano na atmosfera, além de problemas de origem estética.
Sendo assim, o projeto trabalha com as vertentes de educação ambiental da população, informação sobre a coleta do óleo pelo CEA (Centro de Educação Ambiental) e das cooperativas que coletam (Cata Sol e Reciclar) ou se interessam em coletar o óleo (Nova Esperança).
Na educação ambiental, é possível a transformação de óleo usado em detergente, em torno de 30 minutos, seguindo a receita abaixo onde para cada 600ml de óleo usado (coado) até 4 litros (4L) de detergente são produzidos custando R$3,50 .
1° passo: Vista o Kit de Epi para proteção química.
2 ° passo: Misture as 80 g de soda cáustica com 300 ml de água e separe a mistura.
3° passo: Misture a solução de soda cáustica com água com os 600 ml de óleo.
4° passo: Após a realização do passo 3, acrescente os 300 ml de etanol.
5° passo: Em seguida, acrescente os 50 ml de vinagre e misture até se tornar homogêneo.
6° passo: Passe a mistura para o galão de 5l e verifique a coloração (coloração brilhosa), deixando o detergente descansar por 7 dias.
Por fim, passados os 7 dias, é possível acrescentar essência para sabonete, caso desejar.
Observação: caso a consistência do detergente apresente-se mais pastosa do que o desejado, não descarte o detergente, ferva água, acrescente a água na mistura aos poucos até atingir a coloração e consistência esperada; caso queira atingir a consistência de pasta de detergente a receita é a mesma, apenas mexa a mistura do 6° passo até atingir a consistência pastosa desejada.