Aula Inaugural do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades atraiu bom público

      O Reitor da IFF Fluminense, prof. Luiz Augusto Caldas, que é também Presidente do Conselho Nacional de Reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, proferiu a Aula Magna de abertura do ano letivo do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro na Universidade Candido Mendes.

     Na ocasião o prof. falou do significado da estrutura dos IFFs para o ensino médio profissionalizante no Brasil. Após um histórico da educação profissional de nível médio do país, apresentou uma radiografia física dessas Unidades e discutiu os vínculos da formação profissional de segundo grau e o desenvolvimento nacional e regional. Lembrou que os IFFs e escolas federais técnicas de nível médio foram criados com o objetivo de serem componentes estratégicos no processo de desenvolvimento brasileiro e que hoje representam uma estrutura importante, com as suas mais de 400 unidades, distribuídas com critérios de regionalização, interiorização e desconcentração da oferta desse segmento do ensino.

    O Reitor destacou que a demanda de trabalhadores qualificados para o desenvolvimento do país não deve ser analisado no contexto de um “apagão de mão de obra”. O desenvolvimento do país, no que diz respeito à força de trabalho e à inovação tecnológica, depende muito mais, ainda, da melhoria da qualidade do ensino fundamental e também do ensino médio e superior. Portanto, o gargalo ainda está na qualidade.

 

Aguarde, realizando operação...